Perguntas Frequentes
O que posso financiar?
Realização de investimentos como obras, reformas, aquisição de maquinários, equipamentos, mobiliário, layout, capital de giro, projetos de inovação tecnológica, implantação de equipamentos para geração de energia de fontes renováveis. O valor máximo do financiamento varia conforme a análise de crédito, que avalia o porte e a capacidade do empreendimento.
Quais os requisitos mínimos para a concessão de financiamento?
- Estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais;
- Apresentar cadastro completo e satisfatório;
- Apresentar capacidade de pagamento;
- Dispor de garantias suficientes para a cobertura do risco da operação, como avalistas, fundos de aval garantidor ou cartas de garantia de Sociedades Garantidoras;
- Não estar em regime de recuperação judicial, extrajudicial ou falimentar.
- O empreendimento ser localizado no estado do Paraná;
O que é preciso para agilizar a contratação de um financiamento?
Para agilizar a análise e contratação do crédito é necessário que a empresa propicie todas as informações e documentos necessários para o cadastro, projeto (quando for o caso) e montagem do processo conforme orientações da Fomento Paraná. Os agentes de crédito e correspondentes da Rede de Parceiros da Fomento Paraná, presentes em mais de 300 municípios paranaenses, estão habilitados a orientar os interessados em obter o crédito, fazer a coleta da documentação e encaminhar e acompanhar o andamento da proposta junto à Fomento Paraná, sem nenhum custo extra.
A Fomento Paraná possui consultorias ou consultores autorizados a atuar em nome da instituição?
A Fomento Paraná mantém uma Rede de Parceiros composta por agentes de crédito e correspondentes que atuam nas prefeituras, sendo às vezes na Agência do Trabalhador, na Sala do Empreendedor ou organismo equivalente (Casa do Empreendedor, Banco do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimento). Os agentes e correspondentes estão habilitados a orientar os interessados em obter o crédito, fazer a coleta da documentação e encaminhar e acompanhar o andamento da proposta junto à Fomento Paraná, sem nenhum custo extra.
Também estão credenciadas diversas sociedades empresariais especializadas, que atuam como consultores na elaboração de projetos de financiamento. Encontre um agente de crédito ou correspondente no mapa na página inicial deste site (https://www.fomento.pr.gov.br/#mapa-form) ou ainda nesta página: https://www.fomento.pr.gov.br/NOSSOS-CORRESPONDENTES.
Como entrar em contato com a Fomento Paraná?
A Fomento Paraná possui uma Central de Atendimento no telefone (41) 3200-5900 e também atende pelo WhatsApp, que inicia com um atendimento automático, mas também permite trocar mensagens com nossos operadores: (41) 9938-9215.
Os clientes também podem enviar e-mails para falafomento@fomento.pr.gov.br, bancodoempreendedor@fomento.pr.gov.br ou ainda assessoria@fomento.pr.gov.br
Caso deseje, o cliente ou parceiro pode entrar em contato preenchendo o formulário neste link: Solicitar contato
Minha empresa não está sediada no Paraná. Posso ter acesso as linhas de crédito da Fomento Paraná?
A Fomento Paraná, conforme definição do Banco Central, somente pode atender pessoas físicas e jurídicas estabelecidas no Paraná e para projetos a serem executados dentro do estado.
Se o seu empreendimento for localizado em um município de estado vizinho a um município do Paraná (limítrofe), em Santa Catarina, ou São Paulo, consulte a possibilidade na Central de Atendimento ou fale com o agente de crédito ou correspondente mais próximo.
O que é Rating?
O rating é uma nota de crédito dada à pessoa física ou jurídica baseada na avaliação das informações sobre a saúde financeira, de capacidade de pagamento, tempo de atividade, nicho de atuação, entre outras. Indica a probabilidade de uma empresa ou pessoa saldar o compromisso financeiro assumido até o fim do contrato e por isso influencia na taxa de juros de cada operação contratada.
Quais os canais oficiais de contato da Fomento Paraná?
Rua Comendador Araújo, 652 - Batel - Curitiba - Paraná - CEP: 80.420-063
Nossos agentes de créditos e correspondentes: https://www.fomento.pr.gov.br/#mapa-form
Central de Atendimento: 41 3200-5900 // WhatsApp Corporativo: (41) 99938-9215
Link para contato direto: https://www.fomento.pr.gov.br/contatos
E-mail institucional: falafomento@fomento.pr.gov.br
Tive um problema com o boleto da minha parcela, por erro ou atraso de pagamento. Como posso resolver?
Em caso de alguma dificuldade com o pagamento de um boleto da Fomento Paraná, o cliente que precisa de uma segunda via por causa de atraso ou por um erro no código de barras, sugerimos entrar em contato pelo WhatsApp, (41) 9938-9215, na opção "Boletos e Renegociação de Contratos".
Nesse caso o cliente também pode enviar um e-mail para cobranca@fomento.pr.gov.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento no telefone (41) 3200-5900.
Como faço para renegociar um contrato?
Os contratos vigentes com a Fomento Paraná podem ser renegociados com condições de prazos de carência e de parcelamento adequados, que variam de acordo com a origem dos recursos da operação.
Para conhecer as opções de renegociação para regularização de débitos ou suspensão de pagamentos, entre em contato com nossa equipe de Renegociação e Cobrança
Você também pode entrar em contato com agente de crédito do seu município ou solicitar nosso contato preenchendo um formulário nesta página: Quero Renegociar meu Contrato